Samsung revela monitorização de batimentos cardíacos irregulares no Galaxy Watch
A Samsung recebeu a aprovação das autoridades dos EUA para integrar, nos seus smartwatches, a capacidade de identificar batimentos cardíacos irregulares, uma funcionalidade que pode ajudar os utilizadores a identificarem possíveis problemas de saúde.
Depois de ter obtido a aprovação da FDA nos EUA, agora a Samsung confirmou que a funcionalidade, também conhecida como IHRN, vai chegar aos utilizadores via a Samsung Health Monitor. Este sistema identificar batimentos cardíacos de forma irregular, alertando os mesmos para a possibilidade de problemas.
Este sistema irá funcionar em segundo plano, sendo que o smartwatch irá questionar os utilizadores para realizarem um ECG usando o mesmo, caso se identifique alguma atividade irregular. No entanto, a Samsung também deixa o alerta que este sistema não se foca para utilizadores com menos de 22 anos ou que tenham outros géneros de arritmias conhecidas.
A AFib, a qual este sistema irá medir, é um género de batimento cardíaco irregular (arritmia) que é considerado um sinal de alerta para problemas cardíacos graves, e que pode anteceder alguns casos de acidentes associados com o coração, como é o caso de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e outras complicações cardiovasculares.
No entanto, também existem situações onde o AFib pode não ser associado diretamente com um sintoma em particular, e as pessoas podem nem sentir de todo.
O Apple Watch foi um dos primeiros dispositivos a chegar ao mercado com suporte para este género de medições. Agora, a Samsung afirma que a funcionalidade vai ficar disponível para os modelos da série Galaxy Watch, e que deverá expandir-se depois para a linha Watch 4 e 5.
Obviamente, este sistema não substitui análises feitas por profissionais médicos, que deve sempre ser realizada no caso de suspeitas de AFib. O sistema pode, no entanto, ajudar a identificar estes casos quando os utilizadores não sintam os sintomas diretamente.