Nvidia revela tecnologia que pretende integrar ChatGPT em jogos
Durante o evento Computex, em Taiwan, a NVIDIA revelou uma nova tecnologia que pode ajudar a criar ambientes mais envolventes e abertos em jogos com NPCs. Como não poderia deixar de ser, esta nova tecnologia aproveita a Inteligência Artificial e sistemas cloud da empresa para o processamento de dados.
Apelidada de NVIDIA ACE (Avatar Cloud Engine), a nova tecnologia vai permitir aos criadores de jogos colocarem NPCs nos títulos que podem interagir com os jogadores em tempo real, apresentando respostas baseadas nos conteúdos do ChatGPT, Bing Chat e Bard. Esta tecnologia permite ainda que as respostas sejam depois fornecidas dentro do jogo, com animações a condizer.
A ideia passa por criar um ambiente mais realista para os NPC dentro de jogos. Invés de se basearem apenas em algumas falas especificas, a maioria criada de uma “lista” de possibilidades, esta tecnologia permite que os mesmos tenham falas criadas por IA, de forma dinâmica.
Isto deve resultar em interações mais realistas, e dará um ambiente mais “humano” para os jogos – invés de termos apenas repetições de frases no diálogo.
Para evitar que as personagens possam dizer palavras ou frases ofensivas, estas contam ainda com o controlo da tecnologia NeMo Guardrails. Esta deverá filtrar qualquer conteúdo potencialmente ofensivo.
Os conteúdos criados por este formato deverão ainda apresentar as animações corretas para os NPCs. Portanto, a tecnologia usa também IA para adaptar as frases às animações do rosto e boca dos modelos.
Durante o evento, a empresa revelou um pouco mais em detalhe como esta tecnologia pode funcionar. A ideia será criar um ambiente mais realista e dinâmico para os jogadores, com a ajuda de IA para tal.
Para já, a NVIDIA não confirmou quando a ACE for Games vai ficar disponível para os utilizadores ou quais os primeiros títulos a contarem com tal tecnologia.