Comprar um iPhone 14 Pro corresponde a 11.3% do salário anual em Portugal
A compra de um novo smartphone pode ser um grande investimento para alguns, mas o esforço será maior para quem viva em alguns países. E isto aplica-se ainda mais em dispositivos como os da Apple, que tendem a ter os preços mais elevados do mercado.
A entidade World of Statistics decidiu avaliar o impacto que a compra de um dispositivo da Apple pode ter nas despesas dos utilizadores, face ao salário médio anual em diferentes países. Em causa encontra-se a compra de um iPhone 14 Pro de 128 GB nos diferentes mercados, e tendo como base o valor de salário médio anual em cada um deles.
De acordo com os dados, os utilizadores na Suíça serão os que despendem menos dos seus ganhos, com apenas 1.8% do salário a ser usado para a compra do dispositivo. Em segundo lugar encontra-se os EUA, com 2.0%.
Portugal encontra-se também na tabela, sendo que os consumidores necessitam de gastar 11.3% do salário para obterem o mesmo modelo.
No final da lista encontra-se a Nigéria, onde o custo corresponde a 105.3% do salário anual médio, seguindo-se o Paquistão com 104.1%.
É importante que estes valores correspondem aos valores a que o iPhone 14 Pro se encontra à venda em cada pais, de forma genérica e sem promoções ou ofertas das operadoras.