Burla engana utilizadores com falso emulador pago da Nintendo Switch
Todos os dias surgem novos esquemas na internet, com o objetivo de enganar os utilizadores. E o mais recente, além de ter um toque nacional, foca-se para os fãs da Nintendo Switch, que estejam à procura de formas de jogar os títulos da consola no PC.
A emulação é uma das técnicas mais antigas para colocar consolas a correrem dentro do PC – embora seja um método longe de ser simples de realizar, ou com desempenho aceitável. No entanto, existem atualmente emuladores para PC de várias consolas no mercado, e uma delas é a Nintendo Switch.
Neste caso, o emulador Ryujinx é talvez um dos mais conhecidos para tal, embora ainda esteja em formato experimental. No entanto, existe quem esteja a aproveitar-se do mesmo para divulgar “serviços de emulação” da consola para PC, cobrando por tal medida.
Um leitor do TugaTech deu-nos a conhecer um caso de uma conta, que se encontra a propagar via Instagram e TikTok, prometendo um serviço de instalação e ativação de um emulador da Nintendo Switch.
Na mensagem que é enviada aos utilizadores, é prometida a instalação do emulador, bem como a sua ativação e em alguns casos a oferta de jogos para o mesmo. O serviço é fornecido como “packs”, onde os utilizadores podem ter de pagar até 50 euros para ativarem o suposto software e os jogos.
Para tentar obter ainda mais destaque, a conta em questão encontra-se a fornecer um falso giveaway, onde fornece aos utilizadores o emulador gratuitamente.
No entanto, nos próprios vídeos que a conta se encontra a partilhar, é possível ver que está a ser usado o emulador Ryujinx para a tarefa. Este emulador, além de open source, é totalmente gratuito – e não existe qualquer formato de ativação para o mesmo.
O pagamento é indicado como sendo feito via MBWay, onde os utilizadores necessitam de pagar uma taxa inicial de cinco euros para a tarefa.
Este esquema foca-se em enganar os utilizadores, levando os mesmos a crer que estão a instalar um software licenciado, quando na verdade estão apenas a pagar pela instalação de uma aplicação que se encontra disponível gratuitamente.