iPhone 16: ainda longe mas com melhorias consideráveis nas câmaras
Neste momento ainda se espera a chegada ao mercado da linha do iPhone 15, mas parece que alguns rumores pela internet já apontam detalhes do que poderemos esperar da geração de produtos da Apple seguinte.
Recentemente novos rumores apontaram detalhes do que poderemos esperar das câmaras do iPhone 16, ainda antes mesmo do modelo do iPhone 15 ter sido lançado. Ao que parece, a Apple vai focar-se em melhorar consideravelmente as suas tecnologias de câmaras, para melhorar também a qualidade final dos conteúdos capturados pelos utilizadores nas mesmas.
Segundo o leaker Digital Chat Station, o iPhone 16 vai contar com uma nova câmara “super telefoto”, que vai focar-se em garantir excelente qualidade para fotos retiradas com zoom. Esta deve contar com tecnologias mais avançadas, tanto a nível de hardware como software, para permitir imagens de maior qualidade, mesmo a longas distâncias. O sensor também deve ser reformulado.
Estima-se que o foco desta lente possa atingir mais de 300mm, que comparativamente aos 77mm atualmente existentes no iPhone 14 Pro, é um aumento considerável. No final, os utilizadores podem esperar mais qualidade nos conteúdos capturados ao longe, bem como zoom ainda mais longo.
Esta novidade junta-se ao que a Apple espera integrar também no modelo deste ano do iPhone 15 Pro Max, com uma lente periscópica, que pode fornecer zoom até seis vezes – novamente superior ao iPhone 14, que apenas permite zoom até 3x.
É ainda referido que o iPhone 16 Pro pode vir a surgir com um sensor de maiores dimensões, passando a usar 1/1.14 polegadas, que será cerca de 12% maior do que o existente no iPhone 14 Pro. Um sensor de maiores dimensões pode permitir capturar conteúdos noturnos com ainda mais qualidade, e certamente pode também melhorar a captura de imagens com mais qualidade.
Seja como for, é importante relembrar que todas as informações sobre o iPhone 16 são, de momento, baseadas apenas em rumores. Espera-se que o modelo apenas venha a ser lançado em 2024, portanto ainda falta algum tempo até que tal aconteça – e o modelo final pode sempre ser alterado.