Ubisoft esclarece regras para eliminação de contas inativas
Durante o final da semana, alguns utilizadores começaram a receber emails sobre a possibilidade das suas contas da Ubisoft virem a ser eliminadas, devido a inatividade das mesmas.
A medida, apesar de ser algo vulgar de ocorrer em praticamente qualquer plataforma online, foi alvo de críticas, uma vez que afetava também contas que teriam jogos adquiridos nas mesmas. Ou seja, as contas consideradas inativas pela empresa poderiam ser removidas mesmo que tivessem jogos adquiridos nas mesmas – e os utilizadores perderiam assim o acesso às mesmas.
No entanto, a empresa parece ter esclarecido algumas dúvidas. Em comunicado ao portal The Verge, a Ubisoft afirma que existem vários critérios tidos em conta antes de uma conta ser eliminada por inatividade.
Um dos critérios será que as contas não podem conter jogos adquiridos nas mesmas. Ou seja, as contas da Ubisoft que tenham adquirido jogos no passado, e ainda mantenham os mesmos, vão permanecer ativas.
O mesmo se aplica também para contas que ainda tenham subscrições ativas de qualquer formato.
No entanto, para todos os restantes casos, a empresa sublinha que as contas podem ser removidas caso sejam consideradas inativas – o que corresponde a cerca de quatro anos sem atividade. A empresa considera uma conta inativa caso não seja realizado o login na mesma, em algum formato, durante este período.
Ao mesmo tempo, a empresa refere que os utilizadores das contas inativas são notificados da medida cerca de 30 dias antes da realização da tarefa de eliminação, dando a possibilidade de os mesmos manterem a conta caso pretendam – bastando realizar o login.
Portanto, desde que se aceda à conta, possivelmente os conteúdos da mesma encontram-se seguros. O mesmo caso a conta tenha algum jogo na mesma.