Chrome revela novas funcionalidades para mais segurança no uso de extensões
A Google encontra-se a preparar novas funcionalidades, focadas em garantir mais segurança para os utilizadores. Mais concretamente, para quem use o Chrome e tenha a tendência em usar várias extensões no mesmo.
Com a nova versão do Chrome 117, que se espera vir a ser lançada no próximo mês, a empresa deve incluir uma nova utilidade para garantir mais segurança. O navegador deve começar a contar com um novo sistema de notificações, que vai informar os utilizadores quando uma extensão que os mesmos usem já não se encontre na Chrome Web Store.
De acordo com a Google, este novo sistema de notificação para extensões será útil para os utilizadores em vários cenários. Um deles será para informar quando uma extensão foi removida pelos autores da mesma da Chrome Web Store.
Pode também ajudar a remover extensões que tenham sido removidas da loja da Google, por violarem os termos da plataforma. Por fim, pode ainda ser usada como forma de alerta quando uma extensão maliciosa é identificada.
A Google afirma que os programadores serão informados que todos os utilizadores das suas extensões serão informados das alterações. E vai ainda existir um período para resolver possíveis problemas antes do alerta surgir.
No entanto, a ideia parece centrada em ajudar a que extensões esquecidas dentro do navegador possam ser usadas para os mais variados géneros de roubos de dados ou outras fraudes.
Os utilizadores terão duas opções quando a notificação é enviada: poderão ignorar a mesma ou remover a extensão. No entanto, a Google afirma que as extensões consideradas como maliciosas vão continuar a ser automaticamente desativadas.
Espera-se que esta novidade possa vir a ajudar os utilizadores a usarem o Chrome de forma mais segura. As mesmas complementam-se ainda a novidades que a empresa tem vindo a realizar no navegador focadas na segurança.