MiOS pode ser o novo sistema operativo da Xiaomi no futuro
A MIUI, ao contrário do que se possa pensar, é classificada pela Xiaomi como uma ROM personalizada – isto encontra-se até na raiz do sistema. Ao contrário do que acontece com a OneUI e outras interfaces, que são basicamente interfaces criadas em cima do Android.
No entanto, a Xiaomi pode agora estar a preparar-se para dar um novo passo, criando o seu próprio sistema operativo. Estes rumores ganham forças agora que a empresa registou a nova marca “MiOS” na China, indicando que um sistema operativo da empresa pode não estar muito longe de ser revelado.
Para já, não se conhecem muitos detalhes dos planos da empresa para o futuro. A MIUI ainda é a versão do sistema, adaptada do Android, que se encontra em praticamente todos os dispositivos da empresa. E não se espera que isso venha a alterar tão cedo.
Mas, ao mesmo tempo, este MiOS pode também ser uma versão do sistema da empresa adaptado para outro género de dispositivos, nomeadamente para o veiculo Xiaomi MS11, que se encontra em desenvolvimento e espera-se que venha a ser revelado no próximo ano.
Mas caso venha realmente a tornar-se um sistema para uso em dispositivos móveis, como smartphones, é bastante improvável que o mesmo venha a ser lançado a nível global. A marca MiOS, para já, apenas foi registada na China, o que pode indicar que a empresa apenas possui planos de lançar o mesmo para este mercado.
Mesmo com o registo, deve ainda demorar alguns anos para que detalhes concretos sobre o MiOS venham a ser revelados.