Microsoft Teams vai ser separado do Microsoft 365 na União Europeia
A Microsoft confirmou que vai realizar alterações na forma como fornece o Microsoft Teams dentro da União Europeia, com novas medidas que vão ser aplicadas para ir de encontro com as regras na região. A partir de 1 de Outubro, os utilizadores empresariais poderão adquirir a licença do Microsoft Teams de forma individual, sem que a mesma tenha de ser integrada no Microsoft 365.
Esta decisão surge depois de várias semanas de investigações por parte da Comissão Europeia, onde era analisada a integração do Teams como um serviço do Microsoft 365, sem que fosse possível usar a plataforma de forma independente. A Comissão tinha revelado mesmo que iria iniciar uma investigação formal à Microsoft sobre esta prática, que várias entidades consideravam como sendo prejudicial para os rivais no mercado.
Em comunicado no seu blog, a Microsoft afirma que se encontra focada em seguir as normas europeias, e que isso passa também por realizar alterações nos produtos e serviços que fornece.
A empresa deixou ainda mais detalhes sobre como a “separação” do Microsoft 365 será realizada. O Teams vai ficar disponível como um serviço individual, que as empresas poderão adquirir por 5 euros mensais ou 60 euros anuais, a partir de 1 de Outubro.
Os utilizadores que tenham atualmente o Microsoft 365 podem optar por manter o plano que possuem, ou adquirir apenas o Teams a custo mais reduzido a partir da data prevista da implementação.