Google possui novas regras para publicidade política criada via IA
As entidades políticas que usam o Google como forma de realizar campanhas de publicidade agora vão ter novas regras caso os conteúdos sejam criados com recurso a tecnologias de IA.
De acordo com as novas regras da Google, citadas pelo portal Bloomberg, a partir de Novembro as entidades políticas que usem a Google como forma de distribuir publicidade devem indicar quando os conteúdos forem criados via IA, sobretudo em conteúdos que tenham eventos ou pessoas de forma realista.
Isto inclui campanhas de conteúdos que tenham sido criados via IA, onde as pessoas estejam a dizer algo que não corresponde à realidade, ou quando se altere algum evento ou características de uma pessoa para criar uma cena que nunca aconteceu.
Este género de publicidade deve contar uma descrição clara quando os conteúdos tenham sido criados via IA, e aplica-se tanto a imagens como vídeos e áudio. No entanto, conteúdos onde IA tenha sido usada para melhorar as imagens e vídeos, como aplicar filtros ou pequenas edições, não necessitam de contar com a indicação.
Espera-se que a medida venha a criar campanhas de publicidade associadas a partidos mais claras para os utilizadores, ao mesmo tempo que fornece informação clara sobre acontecimentos e evita a propagação de desinformação sobre este formato.