Microsoft tentou vender o Bing para a Apple em 2020
A Microsoft pode estar a aproveitar o momento da IA para colocar o Bing junto de ainda mais utilizadores, mas a realidade é que o motor de pesquisa da empresa nunca foi “famoso” em substituição do Google. Apesar de contar com a sua comunidade de utilizadores, este é consideravelmente menos usado que alternativas como o Google.
A empresa tem vindo a apostar em força no mesmo durante os últimos anos, mas houve uma altura em que nem sempre essa visão esteve na frente da marca. De acordo com o portal Bloomberg, a Microsoft terá no passado tentado vender o Bing para a Apple. A fonte indica que, em 2020, a Microsoft terá realizado uma reunião com a Apple, com o objetivo de avaliar a possível venda do Bing para a empresa. No entanto, estas reuniões nunca avançaram consideravelmente.
Em parte, a Apple terá rejeitado a possível venda logo na sua fase inicial, alegadamente porque a Google ainda paga consideráveis quantias de dinheiro para se manter como o motor de pesquisa padrão dos dispositivos da empresa. A compra do Bing poderia mudar isso, e certamente que a Apple iria começar a colocar o mesmo como o motor padrão de pesquisa, terminando o acordo com a Google.
Além disso, é ainda referido que outro dos entraves para a possível compra estaria na ideia que o Bing não teria capacidade direta para competir com a Google, e como tal, não seria capaz de igualar as suas capacidades e qualidade.
De notar que a Apple a Microsoft já tiveram acordos no passado, relacionados com o Bing. Em 2013, a Apple criou um acordo com a Microsoft, de forma a colocar o Bing como o motor de pesquisa padrão da Siri, mas eventualmente, em 2017, a empresa voltou a usar o Google como padrão.