Microsoft já investiu 100 mil milhões de dólares no Bing para tentar travar a Google
Não existe como negar que a Microsoft tem vindo a investir bastante no Bing durante os últimos tempos, sobretudo desde que começou também a apostar em IA para o mesmo. No entanto, a empresa gastou igualmente quantias elevadas para tentar superar a dominância do Google entre o meio dos motores de pesquisa.
Durante o dia de hoje, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, testemunhou no Departamento de Justiça dos EUA sobre uma investigação à Google, de como a empresa estaria a tentar criar um monopólio no mercado das pesquisas online. Apesar de o julgamento não ter sido transmitido publicamente a pedido da Google, o portal Bloomberg veio agora revelar detalhes do que foi dito durante o mesmo.
Segundo o CEO da Microsoft, a empresa já gastou mais de 100 mil milhões de dólares para construir e manter o Bing, sublinhando ainda que a empresa acredita que pode vir a tornar-se uma entidade em destaque na pesquisa da internet, apesar da dominância atual da Google neste setor.
O executivo apontou ainda que, durante bastante tempo, a empresa esteve em conversações com a Google para ajudar na criação de uma ferramenta que permitisse, aos anunciantes, transferirem as suas campanhas rapidamente entre a Google e a Bing. No entanto, a Google demonstrou-se bastante reticente em tal funcionalidade – em parte porque claramente iria dar a possibilidade dos utilizadores migrarem para uma plataforma rival.
Quando questionado sobre o facto da Google pagar para permanecer como motor de pesquisa em várias plataformas, o CEO da Microsoft levantou a questão se a mesma tarefa iria acontecer se a Google fosse a única plataforma de pesquisa existente.
No final, a Microsoft encontra-se ciente que a Google ainda é o motor de pesquisa favorito da Internet atual, e que esta encontra-se a competir com um serviço que possui 97% de quota no mercado. Mas os planos da Microsoft passam por integrar a sua pesquisa no máximo de plataformas possíveis, e eventualmente continuar o investimento em tornar o Bing um motor de pesquisa alternativo para quem não pretenda usar apenas a plataforma da rival Google.
No entanto, Nadella apontou ainda que, apesar de ser relativamente fácil alterar os padrões de pesquisa em computadores desktop, quando se refere a pesquisas feitas de dispositivos móveis, a Google continua a ter uma grande dominância sobre o mercado e a dificultar consideravelmente a tarefa para os utilizadores, sobretudo em sistemas como o Android – onde esta é igualmente responsável pelo seu desenvolvimento.