Receitas da Bungie podem ter caído 45% levando aos cortes e despedimentos
Recentemente a Bungie revelou que iria realizar cortes de funcionários, numa medida focada em contenção de gastos da empresa. No entanto, hoje conhecem-se mais detalhes sobre os motivos diretos para estes cortes, e também para o ajuste de algumas datas de lançamento de títulos da editora.
De acordo com o portal Bloomberg, entre alguns dos motivos que agora levam aos cortes encontra-se a forte queda de popularidade de Destiny 2 junto dos jogadores, algo que certamente afetou as contas da entidade.
Os dados apontam que a editora encontra-se a ter problemas em manter os jogadores ativos dentro do jogo, que atualmente encontra-se em formato free-to-play. Isto terá levado a quebras nas receitas do jogo de aproximadamente 45% (segundo as previsões para o ano).
Isto estará também entre os motivos pelos quais a Bungie encontra-se a aplicar várias medidas de cortes nas despesas. Os funcionários apontam que vários eventos e viagens foram cancelados, e alguns dos trabalhadores tiveram congelamentos dos seus salários. Novas contratações também foram congeladas, para evitar mais despesas. É ainda referido que, quando a Bungie anunciou cortes de funcionários, a 30 de Outubro, cerca de 8% dos programadores da empresa terão sido despedidos – o que corresponde a cerca de 100 funcionários.
Além das alterações internas nos estúdios, acredita-se que alguns dos projetos do mesmo também terão sofrido alterações. A expansão de Destiny 2 “The Final Shape” foi adiada de Fevereiro de 2024 para Junho do mesmo ano. O desenvolvimento da mesma encontra-se a ser feito a bom ritmo, mas ainda longe de ser nos níveis de qualidade que se pretendia. Os recentes cortes não ajudam na tarefa, sendo necessário mais tempo para concluir as tarefas.
Além deste, também o jogo Marathon terá sido recentemente adiado, com lançamento previsto agora para 2025, invés de 2024.