Waze vai alertar para zonas com elevado risco de acidentes
A Waze encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o seu sistema de mapas, que agora pode alertar os condutores quando se encontram em zonas que são propicias a acidentes.
A nova funcionalidade, que atualmente se encontra em testes, vai usar IA para identificar zonas que tenham um histórico de perigo ou de acidentes, e que sejam consideradas perigosas por vários motivos durante a condução. Quando os condutores se encontrem a aproximar destas zonas, o Waze irá emitir um alerta para tal, de forma que os utilizadores estejam atentos e conduzam com prudência. Além disso, este sistema vai também alertar os utilizadores quando estes estiverem a criar a sua rota, caso tenham de passar por uma zona como tal.
É ainda possível usar a funcionalidade para aceder ao histórico de acidentes que ocorreram nessa zona, avaliando o risco de tal.
O Waze vai usar estes dados com base nas informações que sejam recolhidas pela sua rede de condutores. A relembrar que o Waze baseia-se numa rede de informações, partilhadas de forma comunitária por entre todos os utilizadores da aplicação, onde podem aceder a informações em tempo real sobre os trajetos que realizem.
A empresa afirma que esta funcionalidade encontra-se em desenvolvimento faz mais de um ano, e como muitas funções hoje em dia, vai usa a IA para recolher o histórico de acidentes e avaliar o risco para os restantes condutores, colocando determinadas zonas sobre este alerta.