Desbloquear o bootloader do HyperOS pode vir a ser mais complicado
Existe uma comunidade de utilizadores que, ao adquirirem um novo dispositivo, gostam de saber se o mesmo pode vir a suportar o desbloqueio para instalação de outros sistemas – as conhecidas ROMs personalizadas. No caso de dispositivos da Xiaomi, isto era possível de forma relativamente simples com a MIUI.
No entanto, agora que vai chegar o HyperOS, parece que a empresa vai também alterar as suas políticas para desbloqueio do bootloader dos equipamentos. Agora que a empresa encontra-se a realizar os primeiros testes ao HyperOS, chega também a confirmação de que o sistema vai contar com regras mais apertadas no que é permitido a nível de desbloqueio do bootloader, a principal característica necessária para quem pretenda instalar ROMs personalizadas. Até ao momento, ainda não existe uma forma de desbloquear o mesmo, seja oficial ou de terceiros, e a Xiaomi também parece confirmar que o sistema vai encontrar-se bloqueado por padrão.
Para uma grande parte dos utilizadores, isto não será problema, visto que apenas usam o sistema que a fabricante implementa no dispositivo. Mas existe uma comunidade ativa de utilizadores que gostam de modificar os seus dispositivos para terem funcionalidades extra, melhorias na gestão da bateria e desempenho ou simplesmente porque é possível. Com o HyperOS, a tarefa parece que vai ficar consideravelmente mais difícil de ser feita.
É importante notar, no entanto, que o bloqueio do Bootloader por padrão não é propriamente uma novidade, e a empresa também o aplica na MIUI por padrão. No entanto, para este caso, os utilizadores possuem meios de desbloquear o mesmo caso pretenda, até de forma oficial, com pedidos diretos nos fóruns da empresa.
De notar que, apesar desta medida, nada impede que venham eventualmente a surgir ferramentas que possam contornar este bloqueio.