ICBC, um dos maiores bancos do mundo, terá sido alvo de ataque de ransomware
A Banco Comercial e Industrial da China (ICBC), uma das maiores instituições financeiras no país, confirmou ter sido alvo de um ataque informático, o qual se encontra a causar impactos na economia de outros países, nomeadamente no mercado de títulos do Tesouro dos Estados Unidos (Treasuries).
De acordo com o portal Financial Times, a instituição terá sido alvo de um ataque informático, que terá afetado o sistema da mesma. Os clientes da corretora do banco foram alertados para redirecionarem as suas negociações depois do problema ter impedido a realização de algumas transações. A entidade alertou ainda que a negociação de títulos do Tesouro dos Estados Unidos (Treasuries) seria uma das afetadas pelo incidente.
A Securities Industry and Financial Markets Association, grupo comercial da indústria dos EUA que representa empresas de valores mobiliários, bancos e empresas de gestão de ativos, terá também emitido um comunicado para os seus membros, indicando que a ICBC teria sido alvo de um ataque de ransomware, que pode ter comprometido informação da entidade – embora ainda não existam detalhes por parte da mesma sobre a origem do incidente. Derivado do ataque, a entidade terá ficado com vários sistemas totalmente bloqueados, incluindo alguns que eram usados para liquidar ordens de clientes interessados em negociar Treasuries.
Um porta-voz do Departamento do Tesouro dos EUA indicou à Financial Times que “Estamos cientes da questão e mantemos contato regular com os principais participantes do setor financeiro, além das entidades reguladoras”. De momento ainda se desconhece o impacto deste ataque sobre o mercado de Treasuries.
No entanto, a mesma fonte aponta que alguns dos sistemas da ICBC já estariam a voltar à normalidade durante o final do dia de hoje, e é possível que a situação esteja inteiramente resolvida durante as próximas horas. Para já ainda não existe um comunicado oficial com mais detalhes sobre o incidente.