BYD e Tesla lideram no mercado dos veículos elétricos em 2023
Quando se fala de veículos elétricos, existem algumas marcas que surge no topo do interesse, e certamente que a Tesla é uma delas, mas não a única no interesse dos consumidores.
De acordo com os dados da empresa de análise do mercado EV-Volumes, atualmente o mercado dos veículos elétricos encontra-se dominada por duas marcas em particular: a Tesla e a BYD. Juntas, estas duas empresas correspondem a cerca de 36% das vendas de veículos elétricos no mercado global, entre Janeiro e Setembro deste ano.
Quando se engloba nas contas veículos com modelos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), a lista é liderada pela BYD, Tesla, Grupo Volkswagen, Geely-Volvo e SAIC. Durante o mesmo período, foram vendidos 5.1 milhões de veículos destas marcas, num total de 54% do mercado.
Em ambos os casos, a BYD lidera, com mais de 2 milhões de veículos vendidos e uma participação no mercado de 21.9%. Esta é também a entidade com um maior crescimento no mercado em comparação com as concorrentes diretas. A Tesla surge na segunda posição, com 1.3 milhões de unidades de veículos vendidos e uma participação de 14% no mercado. No entanto, a Tesla apenas possui veículos totalmente elétricos, e se tivermos em conta apenas este setor, ultrapassa a BYD. Considerando apenas veículos totalmente elétricos, a BYD passa para a segunda posição com 1 milhão de veículos vendidos e uma quota de 15.9%.
Na terceira posição encontra-se a Volkswagen, com 680 mil unidades vendidas e uma quota de 7.2% no mercado – o que representa uma queda nas vendas face ao período anterior. Geely-Volvo e SAIC ocupam as posições seguintes, onde também se engloba nomes como a Stellantis, BMW Group, GAC e Hyundai Motor Group, mas com uma participação no mercado inferior a 5%.