Nothing Chats permite comunicar com iMessage pelo Android
Apesar de todos os incentivos em contrário, a Apple continua a restringir consideravelmente o iMessage, apenas fornecendo a tecnologia para os utilizadores que tenham dispositivos da empresa. Ao contrario de padrões mais abertos, como o RCS, a plataforma da Apple tende a forcar-se apenas para quem tenha dispositivos da empresa, sendo que os restantes poucas alternativas possuem exceto comunicar por apps de terceiros ou via SMS.
No entanto, a Nothing pretende resolver este problema, tendo agora confirmado a sua nova aplicação “Nothing Chats”. Inicial mente disponível para utilizadores do Phone 2, esta nova aplicação permite que os utilizadores em Android possam rapidamente comunicar com os seus amigos em iPhones, usando o sistema nativo do iMessage.
A ideia da aplicação é simples: usando o Nothing Chats, os utilizadores podem rapidamente entrar em contacto com utilizadores em dispositivos da Apple, via o iMesssage. As mensagens são enviadas tal como se estivesse no ecossistema da Apple, incluindo a capacidade de envio de fotos, vídeos e até mensagens de voz.
Carl Pei, CEO da Nothing, afirma que ainda existe um grande problema com as bolhas de conversação “azuis” e “verdes”, sobretudo em países onde o iPhone é consideravelmente mais popular que o Android, como é o caso dos EUA. A aplicação Nothing Chats pretende resolver esse dilema, permitindo aos utilizadores comunicarem sem entraves, independentemente da sua preferência e dos dispositivos que usem.
No entanto, ainda existem algumas questões que necessitam de ser resolvidas, e talvez por isso a aplicação não esteja disponível para a grande maioria (por enquanto).
Antes de mais, a aplicação encontra-se desenvolvida pela empresa Sunbird, sediada em Nova Iorque, e que terá criado o código necessário para permitir o envio e receção das mensagens entre os diferentes sistemas. Para começar, os utilizadores ainda não podem editar as mensagens depois de enviadas, como é possível como iMessage. Além disso, as reações e respostas rápidas também não funcionam corretamente. E por fim, no que será talvez o maior problema, nem sempre o sistema funciona como suposto, com mensagens enviadas pela app a nem sempre serem recebidas pelos destinatários, ou a precisarem de ser reenviadas várias vezes.
Ainda assim, a ideia da aplicação pode começar a ganhar tração para quem realmente necessite de comunicar via iMessage. Para já, a disponibilidade da app vai encontrar-se limitada, e apenas utilizadores com o Nothing Phone (2) poderão instalar a mesma.