Nothing Chats removida da Play Store por questões de privacidade
Faz apenas alguns dias, a Nothing disponibilizou a sua nova aplicação Nothing Chats, que permitia aos utilizadores enviarem mensagens do Android para o sistema do iMessage em dispositivos da Apple. Basicamente, a ideia da app seria permitir que o iMessage se integrasse diretamente com o Android – isto ainda antes da Apple ter confirmado que iria começar a suportar RCS na sua plataforma.
Inicialmente, esta aplicação iria ficar disponível apenas para utilizadores do Nothing Phone 2, mas a app ficou acessível pela Play Store para os mesmos. No entanto, a app terá agora sido removida da loja de aplicações da Google, derivado de questões associadas com a privacidade.
A aplicação Nothing Chats tinha sido criada em colaboração direta com a entidade Sunbird. Esta colaboração seria apenas temporária, mas seria o que permitia o envio das mensagens via a app para dispositivos da Apple – o único senão encontrava-se no facto dos utilizadores terem de permitir que a Sunbird acedesse às contas da Apple para esta tarefa.
Ao que parece, a Sunbird não estaria a aplicar medidas para encriptar de forma segura as mensagens que eram enviadas, o que poderia permitir à empresa, teoricamente, obter acesso a toda essa informação e às mensagens enviadas pelo serviço da app.
Isto parece não ter agradado muitos utilizadores, o que levou agora à aplicação ficar inacessível na Play Store – alegadamente removida pela própria Nothing. A empresa clarificou que a app vai voltar a ficar acessível no futuro, mas que durante este tempo serão feitas algumas correções e melhorias no sistema.
Ainda se desconhece, no entanto, quando a app voltará a ficar acessível ou até quando os testes serão alargados para mais dispositivos.