Chrome vai otimizar sistema de cache para melhorar desempenho
A Google encontra-se a realizar uma nova alteração na cache BFCache, também conhecida como Back/Forward Cache, que está prevista de otimizar consideravelmente o desempenho da mesma.
Com o novo sistema de cache, o navegador pode manter algumas das páginas que o utilizador navegue em cache, mesmo que o site tenha sido configurado para não permitir essa ação.
A BFCache mantém uma imagem completa do site em questão quando o utilizador navega para fora do mesmo, o que permite que o conteúdo possa ser rapidamente recuperado caso os utilizadores voltem atrás na página.
Até agora, os administradores dos sites poderiam configurar os mesmos para não armazenarem em cache as páginas, o que invalidava o funcionamento da BFCache. No entanto, a Google vai alterar a forma como esta cache funciona, para guardar até mesmo páginas que tenham sido explicitamente indicadas para não serem guardadas.
No final, isto poderia melhorar consideravelmente o desempenho da cache, mesmo para sites que a tenham indicado para ser desativada. A Google indica, no entanto, que existem algumas questões a serem analisadas antes desta mudança ser implementada. Uma delas encontra-se com o facto que os sites podem não querer que conteúdos sejam apresentados depois de os utilizadores navegarem para outros locais – e será algo que a Google necessita de corrigir.
A ideia da Google será otimizar consideravelmente o desempenho desta cache, para otimizar igualmente a experiência dos utilizadores durante a navegação.