Google Maps prepara novidades focadas na privacidade

Google Maps prepara novidades focadas na privacidade

Na internet atual, é praticamente impossível manter todos os dados de forma privada e segura. No entanto, as empresas continuam focadas em deixar passar a imagem de que estão a trabalhar para garantir essa privacidade aos seus utilizadores.

A Google é uma delas, e recentemente, foram reveladas algumas novidades para a aplicação de Mapas da mesma, que são focadas em garantir um pouco mais de controlo da privacidade dos utilizadores.

A nova versão da app de Mapas da Google encontra-se agora a fornecer novas formas dos utilizadores controlarem os dados registados pela mesma, mantendo os mesmos salvaguardados no dispositivo caso os utilizadores o pretendam.

Dentro da app, os utilizadores possuem acesso à Linha de Tempo, uma funcionalidade que regista todos os locais que o utilizador visitou de forma recente. Este histórico é automaticamente sincronizado pela app com as contas da Google na Cloud.

No entanto, com a recente atualização, esta linha de tempo seria atualizada apenas de forma local, sem que os dados sejam enviados para os sistemas da Google automaticamente.

Além disso, entre as novidades, encontra-se também a atualização da política de eliminação dos dados da linha de tempo, onde as viagens dos utilizadores seriam automaticamente eliminadas após três meses, invés de 18 meses como era mantido até agora. No entanto, os utilizadores ainda possuem a capacidade de manter o histórico das viagens por tempo indeterminado, ou em alternativa, remover imediatamente as mesmas.

Será ainda possível remover o histórico de visitas apenas para determinados locais, o que pode ser útil caso os utilizadores não pretendam indicar locais específicos onde estiveram.

Algumas das funcionalidades devem começar a ficar disponíveis a partir de hoje, mas o histórico da Linha de tempo das viagens salvaguardada de forma local apenas deverá ficar disponível para todos os utilizadores durante o início do próximo ano.