Discord agora protege contas dos utilizadores com chave de segurança
O Discord encontra-se a adicionar uma nova funcionalidade de segurança na sua plataforma, que agora permite aos utilizadores usarem as suas chaves de segurança diretamente com as contas.
A plataforma tinha começado a realizar testes ao suporte de chaves de segurança físicas WebAuthn em meados de Agosto de 2023. Esta será uma camada adicional de proteção no login, que exige o uso da chave correta na altura do login na conta, sendo que pretende conjugar-se ou (idealmente) substituir os métodos de autenticação baseados em código.
Os utilizadores do Discord podem agora aceder às definições das suas contas, onde poderão encontrar a nova opção para registar uma chave de segurança WebAuthn , via o Windows Hello, Face ID, Touch ID ou uma chave de segurança física.
Esta funcionalidade adiciona uma camada segura de proteção para as contas, evitando que possam ser roubadas por terceiros. Uma vez que o sistema usa o protocolo WebAuthn, este é reconhecido como um dos mais seguros neste formato, e pode ajudar os utilizadores a não serem vítimas de esquemas de phishing, ao mesmo tempo que se integra com um vasto conjunto de sistemas.
Os meios anteriores de autenticação em duas etapas ainda se encontram disponíveis, para os utilizadores que pretendam continuar a usar os mesmos, ou como “backup” no caso de não ser possível a autenticação usando a chave de segurança.
Futuramente, o Discord pretende integrar suporte para o sistema de login WebAuthn passwordless, que deixaria de necessitar do uso de senhas no acesso à conta.