Dispositivos com HyperOS vão ser mais difíceis de desbloquear o bootloader
Faz algumas semanas que a Xiaomi começou a testar o HyperOS sobre vários dispositivos, trazendo consigo várias novidades para o sistema e para os utilizadores. No entanto, existem também más notícias para quem goste de personalizar um pouco mais os seus dispositivos.
Uma das vantagens dos dispositivos da Xiaomi encontra-se no facto destes serem bastante personalizáveis, e de a empresa não ter problemas em permitir que ROMs de terceiros sejam usadas com os seus dispositivos. Mas a tarefa vai agora ficar consideravelmente mais difícil para utilizadores que atualizem para o HyperOS.
Isto porque, com este sistema, a Xiaomi também se encontra a tornar mais complicada a tarefa de desbloquear o bootloader dos dispositivos, um processo que é fundamental para se poder usar uma ROM personalizada nos dispositivos.
Para quem apenas use o sistema base da Xiaomi, isto não será um problema. No entanto, vai tornar mais complicada a tarefa para quem pretenda personalizar os seus dispositivos e tirar o melhor proveito possível do hardware.
Até agora, os utilizadores poderiam usar uma ferramenta de desbloqueio criada pela Xiaomi para desbloquearem os seus dispositivos. Este processo era inteiramente gratuito e simples de realizar, portanto, qualquer utilizador com um pouco de conhecimentos o poderia realizar.
No entanto, com a HyperOS, agora surgem novos requisitos para se poder desbloquear o bootloader. Primeiro, os utilizadores vão passar a necessitar de explicar na Xiaomi Community – o fórum oficial da Xiaomi – os motivos para necessitarem de desbloquear os seus dispositivos, e devem aguardar que a empresa forneça o meio para tal.
Ao mesmo tempo, os utilizadores necessitam ainda de possuir 90 pontos de atividade na comunidade para poderem pedir este desbloqueio – que não estará ao alcance de todos.
As novas medidas podem prevenir alguns utilizadores de realizarem este processo de forma simples e rápida como era possível até agora. Além de que passa a existir um controlo direto da empresa sobre quais os dispositivos que podem ou não ser desbloqueados.