Nova versão do sistema da Huawei vai deixar de suportar apps do Android
Faz alguns meses que se ouvem rumores sobre a próxima geração do sistema operativo dedicado da Huawei, conhecido como HarmonyOS Next. Esta será uma nova geração para o sistema da empresa, que vai contar com algumas mudanças importantes.
Uma dessas mudanças encontra-se a nível do suporte de aplicações do Android. Ao contrário do que ocorre com as versões anteriores, o HarmonyOS Next irá usar uma nova estrutura base do sistema, que o vai tornar incompatível com as aplicações para Android atualmente existentes.
Richard Yu, executivo da empresa, revelou durante um evento recente da marca que o novo sistema vai dispensar o uso de kernel de Linux ou Unix, e como tal, adota algo inteiramente criado pela Huawei para o mesmo. Isto inclui não apenas o kernel, mas também alguns dos sistemas base do mesmo, como é o caso do sistema de ficheiros, linguagem de programação, entre outros.
Como tal, estas mudanças fazem com que o novo sistema seja completamente diferente da base do Android, e portanto, as aplicações que anteriormente corriam no HarmonyOS, deixarão de ser suportadas se tiverem sido criadas com foco no Android.
De acordo com a empresa, existem atualmente mais de 800 milhões de dispositivos com o HarmonyOS instalado, e a marca pretende que este valor aumente consideravelmente durante os próximos tempos. A entidade refere ainda esperar que, até ao final do ano, venham a ficar disponíveis mais de 5000 aplicações nativas para o HarmonyOS Next.
Ao mesmo tempo, como se foca sobretudo para o mercado da China, uma grande parte das maiores empresas locais com apps dedicadas já se encontram a criar as suas adaptações para o novo HarmonyOS, de forma que os utilizadores mantenham acesso aos conteúdos quando eventualmente a nova atualização do sistema ficar disponível.