Coreia do Norte acusada de usar IA para ataques informáticos
As autoridades da Coreia do Sul afirmam que existem grupos de hackers na Coreia do Norte, que se encontram a usar Inteligência Artificial para realizar ataques massivos digitais e para realizar várias atividades ilegais no meio digital.
À agência Yonhap, um funcionário não identificado do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul terá indicado que existem fortes indícios do uso de IA por parte das forças da Coreia do Norte, que aumentam consideravelmente o potencial de ataques e o impacto dos mesmos.
A mesma fonte afirma ainda que foram realizadas mais 36% de tentativas de ataque à Coreia do Sul em comparação com 2022, sendo que 80% dos mesmos tiveram origem na Coreia do Norte, e 5% da China.
Além disso, o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul afirma ainda que as autoridades da Coreia do Norte encontram-se a contratar programadores e empresas estrangeiras, com o objetivo de levar as mesmas a instalar código malicioso nas suas criações, com foco em levar ao roubo de criptomoedas.
O uso de IA em ataques informáticos tem vindo a ser uma das preocupações dos especialistas, e pode abrir as portas a novas formas de ataques sofisticados.