Vulnerabilidade em plugin do WordPress pode afetar um milhão de sites
Os utilizadores do WordPress devem ficar atentos aos plugins que possuem ativos nos seus sites e por vulnerabilidades nos mesmos, e recentemente, foi descoberto um que se encontra instalado em mais de um milhão de sites.
O plugin “Better Search Replace” é usado para facilitar a migração de domínios em sites WordPress, ajudando a alterar os registos da base de dados do site para o novo endereço. No entanto, uma falha recentemente descoberta pode colocar em risco a instalação dos sites.
Este plugin encontra-se atualmente ativo em mais de um milhão de sites, pelo que o potencial de ataque é bastante elevado. A empresa responsável pelo desenvolvimento do mesmo, a WP Engine, revelou ter lançado uma atualização na semana passada – a versão 1.4.5 – que corrige uma grave falha de segurança no mesmo.
Esta falha, se explorada, pode permitir a execução de código malicioso nas instalações do site, e consequentemente, pode levar a que o site fique comprometido, juntamente com as suas informações.
De acordo com a empresa de segurança Wordfence, desde que a falha foi confirmada publicamente, já foram identificados mais de 2500 ataques a sites WordPress para tentar explorar a mesma.
O problema encontra-se em todas as versões anteriores à 1.4.4, sendo que os administradores são aconselhados a atualizarem para a versão mais recente o mais rapidamente possível.
Atualmente, de acordo com os dados do site da WordPress, o plugin encontra-se ativo na versão 1.4 em 81% das suas instalações, deixando assim um elevado número de sites potencialmente vulneráveis.