WhatsApp testa novo sistema de autenticação via passkeys no iOS

WhatsApp testa novo sistema de autenticação via passkeys no iOS

A Meta encontra-se a preparar algumas novidades para o WhatsApp, que podem vir a melhorar a segurança no acesso às contas e mensagens dos utilizadores.

A mais recente atualização do WhatsApp no iOS, a 24.2.10.73, introduz um novo método de autenticação para abrir a app e as conversas, onde é necessário usar o sistema de passkeys – ou seja, a autenticação biométrica dos próprios dispositivos.

De acordo com o portal WABetaInfo, responsável pela descoberta, esta funcionalidade pode vir a beneficiar os utilizadores, uma vez que será capaz de fornecer melhorias a nível da segurança das contas, e também ajudar a tornar o processo de acesso às mensagens mais seguro e simples.

Até agora, era possível colocar um “pin” de proteção no acesso ao WhatsApp, mas seria consideravelmente mais difícil de usar e aceder do que usando os meios de autenticação biométrica dos dispositivos.

whatsapp com passkeys

Para já, a funcionalidade apenas se encontra disponível para utilizadores no iOS com a versão Beta do WhatsApp – e mesmo dentro destes, nem todos possuem acesso. Espera-se que, eventualmente, a funcionalidade venha a surgir também para utilizadores no Android.

A ter em conta que esta funcionalidade é inteiramente opcional. Portanto, os utilizadores ainda podem optar pelos métodos anteriores de proteção das mensagens, caso assim o pretendam.