Google lança guia para corrigir problemas com atualização de janeiro nos Pixel
A Google lançou uma atualização de emergência, para corrigir um problema que terá afetado os utilizadores de dispositivos Pixel, depois da última atualização de Janeiro de 2024 da Google Play.
Quando esta atualização foi lançada, vários utilizadores de dispositivos Google Pixel confirmaram que a mesma estaria a causar variados problemas. Entre os mais comuns encontram-se falhas no acesso ao armazenamento interno dos dispositivos, bem como falhas na abertura de aplicações, da câmara ou até mesmo a realizar a captura de ecrã.
A falha foi oficialmente confirmada pela Google nos dias seguintes, depois dos relatos terem começado a surgir nos fóruns de suporte da empresa. Eventualmente, a Google também confirmou que os utilizadores deveriam aguardar pela correção, ou caso ainda não tivessem instalado a mesma, deveriam evitar realizar o processo.
Hoje, a empresa confirmou o lançamento de uma nova atualização, focada em corrigir estas falhas. Apesar de ainda ser apenas uma atualização temporária, os utilizadores que tenham instalado a atualização de janeiro de 2024 podem agora atualizar para tentarem corrigir os problemas. Eventualmente a correção deve ser aplicada em futuras atualizações da Google a serem fornecidas para o dispositivo.
Os utilizadores podem atualizar os seus equipamentos usando as definições do mesmo, onde a atualização deve começar a surgir durante os próximos dias – tendo em conta que se trata de uma atualização de emergência, é possível que seja distribuída de forma mais rápida que o normal para este género de atualizações. Apesar de a Google não ter confirmado a origem dos problemas, indicou que as falhas podem ser mais visíveis em dispositivos que tenham mais do que uma conta de utilizador ativa.
A ter em conta que o pacote de atualização com a correção ainda não se encontra disponível para os utilizadores, mas a empresa disponibilizou os passos necessários para corrigir os problemas, que envolve realizar algumas tarefas mais avançadas no Android – como ligar o dispositivo a um PC e usar as Ferramentas do Android para enviar comandos para o dispositivo. Este processo pode ser algo complicado para certos utilizadores, motivo pelo qual a Google recomenda que os mesmos aguardem que o pacote de atualizações seja lançado com a correção permanente.
Alguns utilizadores reportam ainda que a correção, apesar de resolver os problemas, surge também um pouco tarde demais, onde muitos já realizaram o reset dos seus dispositivos – o que parece ter corrigido os problemas para a grande maioria.