Malware infeta mais de 2000 sistemas na Ucrânia

Malware infeta mais de 2000 sistemas na Ucrânia

As autoridades da Ucrânia confirmaram ter descoberto uma nova campanha, que se encontra a afetar sistemas no pais, apelidada de “PurpleFox”. Esta campanha terá infetado com malware mais de 2000 computadores no pais.

De acordo com as descobertas das autoridades, o malware foca-se em infetar sistemas para obter informações sensíveis dos mesmos. Não foram revelados dados concretos sobre se os sistemas afetados dizem respeito a computadores usados pelas autoridades ou serão também de civis, mas o número pode ser consideravelmente mais elevado que as 2000 máquinas identificadas.

O malware PurpleFox foi inicialmente descoberto em 2018, e encontra-se focado para sistemas Windows. O mesmo instala-se como um rootkit no sistema, e pode mesmo permanecer depois do sistema ser reiniciado ou de sistemas de segurança o removerem.

O malware recebe os seus comandos de um sistema central em controlo dos atacantes, de onde são enviados os pedidos para realizar ataques DDoS em larga escala ou para roubar informação dos sistemas.

Este malware instala-se sobretudo sobre programas MSI maliciosos e outros instaladores, que podem ser descarregados de diferentes fontes. As autoridades acreditam que a campanha terá como objetivo levar à obtenção de informações privilegiadas de sistemas internos da Ucrânia.

É ainda referido que o malware tenta contactar com sistemas localizados na China, com o objetivo de obter os comandos para realizar as mais variadas tarefas. Desconhece-se para já a origem desta nova campanha de malware ou os autores da mesma.