Google testa bloquear aplicações no Android com permissões arriscadas
A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade de proteção para o Android, que pode ajudar os utilizadores a não serem vítimas de esquemas financeiros através de aplicações maliciosas.
Este novo sistema encontra-se atualmente em testes, mas basicamente permite bloquear a instalação de aplicações que possam requerer informações sensíveis dos utilizadores ou do sistema, mesmo quando tenham sido instalada de fontes externas à Play Store.
A Play Store não se encontra imune a malware, mas possui algumas regras de segurança mais apertadas para garantir a segurança dos utilizadores. No entanto, as aplicações podem também ser distribuídas por outras fontes, o que abre a possibilidade de serem realizados ataques e esquemas.
Muitas aplicações usadas para esquemas fraudulentos podem usar permissões sensíveis do sistema, ou requerem dados dos utilizadores para roubar os mesmos. É neste ponto que a Google pretende agora atuar.
Com este novo sistema de proteção, os utilizadores seriam notificados cada vez que tentarem instalar uma app no Android que requeira informações ou permissões sensíveis. Estas incluem a capacidade de ler as mensagens SMS, ou enviar as mesmas, aceder às notificações do sistema e de outras apps, bem como de criar serviços de acessibilidade – explorados regularmente para ataques.
De acordo com a documentação da Google, esta afirma que 95% das apps que requerem estas permissões encontram-se fora da Play Store, e são normalmente instaladas de fontes externas e maliciosas.
Com esta medida, quando os utilizadores tentarem instalar uma aplicação que requeira estas permissões de fora da Play Store, serão notificados para tal, informando que a app pode conter intenções maliciosas ou aceder a informações sensíveis.
Esta funcionalidade encontra-se atualmente em testes, sendo ainda desconhecido quando ficará disponível para os utilizadores em geral. Possivelmente deverá chegar aos dispositivos através de atualizações aos serviços da Google no Android.