Windows 11 pode vir a “falar” com a sua voz
A Microsoft lançou recentemente uma nova atualização do Windows 11 para o canal Canary e Dev, trazendo consigo algumas novidades. No entanto, muitas ainda se encontram em desenvolvimento, embora escondidas dentro do sistema.
É o mais recente exemplo da funcionalidade “Speak to Me”, que pode vir a usar a voz dos próprios utilizadores para permitir ao sistema “falar” com o mesmo. Esta funcionalidade foi descoberta dentro das configurações de acessibilidade do Windows 11.
O Speak to Me, atualmente, ainda não se encontra a funcionar corretamente. No entanto, de acordo com a descrição, a empresa pretende usar o mesmo como forma de personalizar a acessibilidade do Windows, e mais concretamente a forma como o sistema “fala” com os utilizadores – por exemplo, na leitura de conteúdos do ecrã.
Ao mesmo tempo, este sistema pode também ser usado para ditar texto que seja escrito no ecrã, o que pode ser útil para pessoas com dificuldades na fala e que pretendam ter os conteúdos transcritos para reuniões ou outras aplicações.
Claramente, a Microsoft parece que vai usar IA para criar a voz digital dos utilizadores. Estes devem ditar algumas frases para o sistema, que analisa a voz e a recria em formato digital. Com isto, os utilizadores podem ter uma experiência mais personalizada, e a voz pode também ser usada em outras fontes, como aplicações de reunião ou apresentações.
No entanto, para já, ainda existe pouca informação de como o sistema vai funcionar em concreto. A funcionalidade encontra-se escondida dentro do Windows, mas ainda não está inteiramente funcional – e apesar de existirem opções, estas não realizam qualquer tarefa.