Idosa foi salva de burla por usar modo de avião
Por entre as pessoas mais vulneráveis a esquemas encontram-se os idosos. Sobretudo no que respeita ao uso de novas tecnologias, este é um dos grupos que mais vezes se encontram associados a esquemas e burlas, e também são os alvos preferidos de quem realiza estes crimes.
No entanto, um caso algo bizarro aconteceu na Eslováquia, onde uma potencial vítima idosa terá sido salva de uma possível burla… porque usou o modo de avião do seu smartphone.
De acordo com as autoridades locais, a idosa terá recebido uma chamada de alguém que se fazia passar pelo seu neto. A mesma terá pedido à mulher de 85 anos para lhe emprestar dinheiro, com cerca de 20 mil euros, que a mesma acreditava estar a dar ao neto em necessidade.
A vítima terá levantado o dinheiro da sua conta, e preparava-se para realizar a entrega num hospital da sua cidade. No entanto, o caso teve um final inesperado, mas feliz.
Ao que parece, a idosa terá chegado ao hospital para realizar a entrega do dinheiro, mas estranhou que ninguém apareceu para recolher o dinheiro. Feito isto, foi ter com um segurança do hospital, que a ajudou a realizar uma chamada para o seu verdadeiro neto – o qual, obviamente, desconhecia a história da burla.
Segundo as autoridades, a idosa terá colocado o seu smartphone em modo de avião, mas não terá conseguido desligar a funcionalidade. Isso preveniu que a mesma pudesse realizar chamadas, mas também receber as mesmas dos criminosos, salvando assim a mesma de uma burla de 20 mil euros.
O neto terá depois ajudado a depositar o dinheiro de volta na conta bancária, terminando um caso que poderia ter levado a perdas avultadas num final feliz.