Hackers russos viram atenções para atacar plataformas cloud
As autoridades de vários países encontram-se a alertar para uma nova vaga de ataques, realizadas por grupos de hackers na Rússia, que possui como alvo as infraestruturas na cloud das empresas.
De acordo com as mesmas, grupos organizados de hackers com ligações ao governo da Rússia encontram-se a alterar algumas das suas formas de ataque, direcionando os mesmos para as plataformas cloud das vítimas.
Esta mudança surge derivado de existirem cada vez mais empresas a adotarem infraestruturas na cloud para as suas atividades diárias, o que obriga os grupos a terem de alterar as suas formas de ataque.
Estes grupos encontram-se a adaptar às mudanças, deixando de explorar formas iniciais de acesso, como através de falhas em software ou vulnerabilidades nas redes internas, para atacarem diretamente os serviços cloud das empresas e, desta forma, obterem as informações necessárias para o acesso.
Por entre as formas de ataque encontra-se as de brute-force a senhas – tentativas aleatórias de senhas – ou a tentativa de acesso usando dados roubados de outros leaks. Outra técnica consiste em usar contas inativas de funcionários ou administradores antigos para, assim, se obter acesso à infraestrutura.
As autoridades recomendam que os administradores de plataformas cloud de grandes empresas adotem medidas de segurança para as mesmas, como o uso obrigatório de meios de autenticação em duas etapas, em conjunto com a regular verificação de segurança das contas e atualização do software para corrigir potenciais falhas.
É ainda recomendado que as empresas tenham planos criados para potenciais ataques, de forma não apenas a garantir a proteção, mas também a resolver rapidamente potenciais ataques que possam ocorrer.