Microsoft Edge vai permitir limitar uso da RAM
A Microsoft encontra-se a preparar uma nova funcionalidade para o navegador Edge, que pode ajudar os utilizadores a limitarem a quantidade de RAM que o mesmo consome do sistema.
Esta nova funcionalidade vai permitir limitar o uso da RAM que o Edge pode realizar do sistema, aplicando medidas concretas para evitar que o navegador use mais recursos que os necessários. Esta nova funcionalidade encontra-se em testes com o Edge Canary, e deve brevemente ficar disponível para mais canais.
Os utilizadores poderão controlar a forma como pretendem que o Edge limite a RAM através das definições do mesmo. Poderão optar por limitar a RAM apenas quando se deteta um jogo aberto, ou aplicar em todas as condições.
Além disso, é ainda possível indicar o limite de RAM que o mesmo pode usar com base no existente no total para o sistema. O Edge, no entanto, alerta que quanto menos RAM tiver disponível, mais lenta a navegação e uso do navegador se pode tornar.
Esta novidade pode ser algo positiva para os utilizadores, sobretudo quem tende a usar o navegador ativo com outras aplicações, e pretenda manter as mesmas abertas. Atualmente, o Edge usa toda a RAM que tiver disponível no sistema, sem controlo.
Esta funcionalidade é algo que também se encontra em navegadores alternativos, como o Opera GX, com foco para gamers.
De momento os utilizadores apenas podem aceder a esta novidade no Edge Canary, a versão de testes do navegador, mas espera-se que venha a ficar disponível para mais sistemas em breve.