PJ deteve suspeito da burla “Olá Mãe, Olá Pai”
A PJ confirmou ter detido um suspeito, que se acredita estar na autoria dos crimes do “Olá Mãe/Olá Pai”. O cidadão estrangeiro, de 38 anos, terá sido indiciado por realizar a prática de envio de mensagens fraudulentas, via aplicações de mensagens, na tentativa de extorquir as vítimas fazendo-se passar como filho ou familiar direto.
De acordo com o comunicado das autoridades, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ terá identificado o uso massivo de dispositivos móveis, que eram usados para a prática dos crimes, usando cartões diversos de operadoras nacionais. Estes dispositivos estariam a ser usados em massa para a prática dos crimes com números temporários.
As autoridades apreenderam ainda 49 dispositivos de modem, que acoplavam 32 cartões SIM por aparelho, o que significava que operavam 1.568 cartões em simultâneo. Com este volume de cartões acessíveis, era possível criar um elevado número de contas em plataformas como o WhatsApp, para a realização dos crimes informáticos.
Foram ainda apreendidos 32 mil cartões já utilizados nas práticas criminosas. A infraestrutura usada para os crimes estaria montada na própria casa do suspeito, de onde teria origem o envio das mensagens.