Asus começa a testar suporte para Windows Dynamic Lighting nas suas motherboards
O Windows 11 agora conta com uma nova funcionalidade integrada no sistema, que permite controlar sistemas de luzes RGB de forma direta, com o Windows Dynamic Lighting. Esta função encontra-se integrada no sistema para facilitar o controlo de sistemas RGB externos – embora o suporte ainda seja bastante limitado.
No entanto, a Asus pode agora ser uma das primeiras fabricantes a adotar este sistema de forma mais generalizada com o seu próprio hardware. A empresa confirmou que se encontra a testar o suporte à tecnologia nas suas placas, de forma a permitir o controlo do RGB sem que seja necessário software dedicado para tal.
Existem atualmente alguns produtos no mercado com suporte para o Windows Dynamic Lighting, entre as quais vários produtos da Razer, HyperX, Logitech, MSI e as placas mãe da ASRock. A Asus pode vir a ser mais uma a juntar a sua lista de produtos com suporte para a tecnologia.
A principal vantagem da mesma encontra-se na capacidade de gerir o RGB sem que seja necessário mais um software instalado no PC, e possivelmente a ocupar recursos, para tal atividade. A gestão é feita diretamente pelo sistema operativo, e desta forma, garante ainda mais integração ao mesmo.
A Asus encontra-se a disponibilizar uma nova atualização da BIOS para várias placas AMD 600 e Intel 700 que conta com o suporte a esta funcionalidade. A mesma ainda se encontra em formato Beta, portanto deve-se ter em conta que pode conter falhas ou problemas.
No entanto, para quem esteja disposto a aceitar o risco, pode assim obter acesso a uma nova funcionalidade antes de todos, que permite controlar o RGB das placas diretamente pelas Definições do Windows 11.
Ainda se desconhece quando a Asus espera começar a disponibilizar esta novidade para mais placas mãe e em formato geral, mas certamente que será algo que não deve demorar muito tempo a acontecer, tendo em conta que será algo útil para os utilizadores do hardware da empresa.