PJ deteve suspeito de ter realizado burlas do “Olá Mãe, Olá Pai”
As autoridades em Portugal têm estado mais atentas a casos de burlas, entre os quais encontra-se o reconhecido “Olá pai/Olá mãe”. Este esquema, que se propaga sobretudo via WhatsApp, tem sido um dos principais a surgir contra potenciais vítimas em Portugal.
No entanto, a PJ confirmou hoje que, com o apoio do Departamento de Investigação e Ação Penal de Oeiras, terá detido um cidadão estrangeiro, de 29 anos, suspeito de realizar este crime.
De acordo com o comunicado das autoridades, o suspeito encontra-se referenciado como autor de “crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento de capitais, que lesaram 11 pessoas num valor global na ordem dos 11 mil euros”.
A investigação do caso terá começado em março de 2024, depois de uma queixa apresentada sobre a potencial burla. A vítima teria sido lesada como parte do esquema do “Olá Mãe, Olá Pai”, onde o suspeito terá enviado mensagens via o WhatsApp para enganar as vítimas, apresentando-se como filho da mesma.
As autoridades indicam ainda no comunicado que foram realizadas “buscas domiciliárias e à apreensão de equipamentos informáticos/comunicações, que irão entretanto ser alvo de análise.”