QEMU recebe nova versão 9.1 com várias novidades
O QEMU é um dos sistemas de virtualização open source mais usados pelo mercado, e recentemente este veio receber a nova atualização 9.1, trazendo consigo algumas novidades e melhorias que devem certamente ser tidas em conta.
A nova atualização chega com várias otimizações para melhorar ainda mais o desempenho dos sistemas virtuais, aproveitando também as novas tecnologias existentes em novos processadores, como é o caso da Intel In-Memory Analytics Accelerator (IAA).
Esta versão introduz ainda melhorias a nível dos comandos que podem ser enviados para sistemas Linux e Windows, bem como melhorias na configuração da linha de comandos. Foram ainda implementadas correções no servidor QEMU NBD e encriptação NBD TLS.
O QEMU 9.1 conta ainda com suporte direto para boot via ELF Kernel e suporte para 256 vCPUs graças à nova extensão extioi virt.
Em geral, quem usa o QEMU para virtualização de conteúdos, deve certamente atualizar para a nova versão de forma a tirar total proveito das capacidades do sistema hospedeiro.