Duas suspeitas detidas por burlas do “Olá Mãe, Olá Pai”
A PJ confirmou ter detido dois suspeitos de terem realizado vários crimes de burlas, entre as quais do conhecido esquema do “Olá Pai/Olá Mãe”. As duas mulheres, cidadãs estrangeiras, de 32 e 25 anos, foram detidas acusadas de vários crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento.
A investigação terá sido iniciada em Janeiro de 2023, depois de uma queixa apresentada nas autoridades em Dezembro de 2022, relativamente a uma burla similar ao conhecido esquema do Olá Pai/Olá Mãe.
Derivado da investigação das autoridades, as duas suspeitas foram indiciadas pelos crimes, sendo que seriam titulares de várias contas bancárias e de diversas contas em plataformas financeiras, que eram depois usadas para obter os pagamentos das vítimas. No total, estima-se que as suspeitas terão obtido ilicitamente 98 mil euros das vítimas.
Até ao momento foram identificado 20 casos onde as suspeitas terão realizado as suas práticas, valor que pode ser mais elevado tendo em conta que este apenas engloba as queixas que foram efetivamente apresentadas nas autoridades.
As autoridades afirmam ainda ter apreendido diverso material informático e smartphones, que seriam usados para as práticas.