Suspeitos detidos por realizarem fraudes nos EUA a partir de Portugal

Suspeitos detidos por realizarem fraudes nos EUA a partir de Portugal

As autoridades portuguesas confirmaram ter detido vários suspeitos de terem realizado práticas de burla em Portugal, entre as quais encontra-se burla qualificada e fraude postal, vulgarmente designadas por “cartas da Nigéria”.

Os suspeitos realizavam as suas operações a partir de Portugal, mas o alvo seria vítimas nos EUA, sobretudo pessoas idosas, que enviavam os rendimentos para contas em controlo dos mesmos. Estima-se que os suspeitos terão obtido milhões de euros em receitas provenientes destas burlas.

As atividades criminosas terão começado em 2021, sendo que a prática era quase sempre a mesma: eram enviadas cartas individuais para as potenciais vítimas, indicando que havia uma herança esquecida que os mesmo teriam acesso. Para obterem acesso à mesma, as vítimas teriam apenas de realizar o pagamento de umas taxas – que era de onde se obtinha os rendimentos da fraude.

Os suspeitos possuem nacionalidade estrangeira, com 35 e 37 anos, e foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva. Os mesmos encontram-se agora a aguardar a extradição para os EUA, onde podem enfrentar ainda mais penas.