Meta revela nova IA generativa capaz de criar e editar vídeos
Por entre todas as empresas que têm vindo a focar-se em tecnologias da IA, a Meta é uma delas. Ainda de forma recente a empresa revelou a sua aposta em mais tecnologias de IA generativa, e agora, surgem novidades para quem pretenda conteúdos neste formato.
A Meta revelou a nova tecnologia Movie Gen, que basicamente, trata-se de um modelo de IA capaz de criar e editar vídeos. A empresa afirma que a sua tecnologia é capaz de superar as existentes no mercado atualmente, como a Sora da OpenAI, o Firefly da Adobe e até o serviço da Pika Labs.
O novo modelo de IA da Meta é capaz de criar pequenos vídeos de curta duração, através de texto com um mínimo de uma frase. Além do vídeo final, o modelo pode ainda adicionar sons e outros efeitos associados ao mesmo, o que será também uma melhoria face aos modelos atualmente existentes – que se focam apenas no conteúdo visual.
No entanto, além de criar novos conteúdos, o modelo da Meta pode ainda editar vídeos que tenham sido criados e enviados pelos utilizadores. Basta que estes forneçam o conteúdo, e indiquem como o pretendem alterar. Isto não se aplica apenas a vídeos, mas também a imagens estáticas – como fotos – que podem ser animadas a partir dai.
Por exemplo, é possível adicionar efeitos num vídeo já criado, ou usar a IA para realizar pequenas alterações no conteúdo final.
O modelo é capaz de criar e analisar conteúdos que tenham até 16 segundos, sendo que pode criar conteúdos na mesma duração a 16 FPS. É possível reduzir a duração para dez segundos, e aumentar os FPS para 24. Os conteúdos finais são criados em Full HD.
De momento, a tecnologia da Meta ainda se encontra a dar os primeiros passos. Não existem planos da mesma ficar comercialmente disponível para os utilizadores, e ainda se desconhece quando tal irá acontecer. A própria empresa considera a mesma ainda como uma experiência.