TikTok vai despedir 700 funcionários e substituir por IA
A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, confirmou que vai despedir mais de 700 funcionários na Malásia, substituindo os seus postos de trabalho por ferramentas de IA.
A maioria das pessoas que agora vão perder os seus postos de trabalho encontravam-se associadas com tarefas de moderação e verificação de conteúdos dentro da plataforma de vídeos. Estes eram os responsáveis por garantir que conteúdos publicados na rede vão dentro dos termos da plataforma.
No entanto, a ByteDance pretende agora tornar o processo mais simples e eficiente, trocando o olhar humano por sistemas automáticos, onde IA encontra-se a ser utilizada para realizar algumas das tarefas de moderação.
A empresa afirma que cerca de 80% dos conteúdos que violam os termos do TikTok podem ser identificados e removidos usando sistemas automáticos de IA, sendo os restantes manualmente verificados pelos moderadores. Como tal, a equipa de moderação não necessita de ser tão extensa, e portanto, a empresa vai agora cortar os 700 postos de trabalho. A ByteDance espera ainda que adotar sistemas de IA possam tornar a moderação mais eficiente e rápida, removendo conteúdos ofensivos ainda mais rapidamente.
A ter em conta que esta medida surge numa altura em que vários governos encontram-se a pressionar as plataformas sociais, de forma a aumentarem as suas tarefas de moderação de conteúdos e removerem publicações enganadoras ou violentas.
Apesar dos despedimentos que a empresa agora pretende realizar, o TikTok encontra-se empenhado em investir 2 mil milhões de dólares nos próximos anos, com o objetivo de melhorar as suas tarefas de segurança e confiança, o que inclui novas formas de remover conteúdos abusivos.