FBI, NSA e CIA usam bloqueadores de publicidade em “larga escala”
Enquanto que algumas empresas esforçam-se para tentar tornar a publicidade online o mais transparente possível, ou amiga da privacidade dos utilizadores, existe uma comunidade ainda maior que simplesmente a bloqueia para prevenir o tracking abusivo.
Isto é verdade para uma grande maioria dos utilizadores da Internet atual, mas ainda mais quando se fala de agências governamentais. Num recente documento revelado pelo portal Motherboard, e associado com o departamento de gestão financeira das autoridades norte-americanas (OMB), as entidades que fazem parte da Intelligence Community (IC) usam bloqueadores de publicidade em larga escala.
A Intelligence Community (IC) é um grupo de entidades dos EUA associadas com o governo, entre as quais se encontra o FBI, NSA, CIA e o Departamento de Defesa norte-americano. Segundo o documento, estas entidades fazem uso em larga escala de bloqueadores de publicidade durante a navegação pela Internet, sobretudo no sentido de evitar o tracking de dados por esses sistemas.
Isto não será, de todo, surpreendente, tendo em conta que estamos a falar de entidades que utilizam a internet para os mais variados fins, e muitas vezes para efeitos de investigação. O tracking desses conteúdos e recolha de possíveis dados não será algo que se pretende, sobretudo quando existe a possibilidade desses mesmos dados também serem enviados para plataformas em locais como a China e Rússia.
É também importante relembrar que, no passado, tanto a NSA como a CISA aconselharam o público em geral a usar sistemas de bloqueio de publicidade, não apenas para evitar o tracking abusivo online, mas até para prevenir certos tipos de esquemas maliciosos e malware.