TikTok vai bloquear novas publicações a partir da Rússia
O TikTok junta-se na lista de empresas a deixarem de permitir conteúdos sobre a Rússia. Durante o fim de semana, a plataforma confirmou que vai bloquear a capacidade dos utilizadores na Rússia de publicarem novos conteúdos sobre o serviço ou de usarem os sistemas de livestreaming.
Esta medida terá sido tomada também devido à nova lei no pais, que aplica sanções sobre qualquer entidade que seja usada para distribuir conteúdos de falsa informação de acordo com o governo russo – e o TikTok certamente que tem vindo a ser criticado por tal medida pelas entidades russas, sobretudo no que respeita aos dados sobre a recente invasão da Ucrânia.
A plataforma confirmou que, apesar de o TikTok ser um meio de entretenimento útil nos períodos mais complicados que existem da história da humanidade, a prioridade encontra-se sobre a segurança dos seus funcionários e utilizadores em geral, algo que, face à recente legislação aprovada na Rússia, vai tornar-se impossível de se realizar.
É importante relembrar que o TikTok não é a única entidade que se encontra atualmente com limitações na Rússia. O Facebook também se encontra atualmente bloqueado pelas entidades russas, além do Twitter que também tem vindo a verificar algumas limitações, embora ainda não esteja inteiramente bloqueado no pais.