Mais de 50 países assinaram a declaração para uma internet livre e aberta
Mais de 50 países assinaram recentemente um compromisso para manterem a internet aberta e acessível para todos. A medida surge como parte de uma crescente onda de medidas em vários países que têm vindo a tentar limitar a liberdade da internet como um todo.
A “Declaração para o futuro da Internet” refere que os países que assinarem o mesmo devem manter o compromisso de uma internet aberta, gratuita, global, estável e segura, funcionando como um conjunto descentralizado de várias redes.
O acordo estipula ainda algumas medidas que os países devem adotar para manter a internet dentro destes pontos, mas também para manter o compromisso de não usar esta rede mundial como forma de vigilância política.
Mais de 50 países, de onde se encontra Portugal, assinaram o compromisso deste acordo. No entanto, existem alguns países que não assinaram o mesmo, onde se encontra a Rússia, China, Coreia do Norte, Índia e Brasil.
A declaração continua aberta, portanto podem existir mais países interessados que, caso pretendam, podem assinar este acordo a qualquer momento.