Google Meet volta a ter limites: saiba o que vai mudar
No início da pandemia, a Google foi uma das empresas que realizou algumas alterações sobre os serviços que fornecia, sobretudo para permitir que alguns dos mesmos fossem acedidos gratuitamente – para ajudar no período em que muita gente teve de ficar fechada em casa.
No caso do Google Meet, durante mais de dois anos que a versão Premium da plataforma esteve disponível para todos os utilizadores sem qualquer custo – depois de uma extensão da oferta original que acompanhou também a pandemia por mais tempo. No entanto, a partir de 31 de Agosto, as limitações anteriores voltam a ser aplicadas.
Quem usa a plataforma, e tenha-se habituado ao uso da mesma durante o confinamento, necessita agora de se preparar para algumas mudanças que podem vir a acontecer, sobretudo para quem apenas use a versão gratuita do mesmo.
Para começar, voltam a ser aplicados os tradicionais limites de tempo para as conversas do Meet em grupo, com mais de três participantes, com um limite de uma hora por chamada. O limite de horas tinha sido removido durante o confinamento, mas volta agora a surgir para os utilizadores das versões gratuitas.
Ao atingir a marca dos 55 minutos, todos os utilizadores da plataforma recebem um alerta a informar para tal, e ao atingir os 60 minutos a chamada é automaticamente encerrada. Obviamente, pode-se iniciar novamente uma segunda chamada, mas todos os participantes da conversa serão automaticamente desligados da mesma.
No caso de chamadas entre apenas duas pessoas, o limite é consideravelmente mais extenso, de até 24 horas. Para quem necessite das funcionalidades acrescidas do Meet, a Google recomenda que se subscreva aos planos do Google One ou do Workspace, onde os limites já não se aplicam e inclui-se ainda extras como mais espaço para armazenamento, acesso à VPN da Google, entre outros.