Existe uma nova burla pelo WhatsApp: cuidado se alguém dizer ser “filho”
Existe um novo esquema a propagar-se pelo WhatsApp, e desta vez pode não ser tão simples para as potenciais vítimas verem que foram enganadas.
De tempos a tempos surgem novas formas que os burlões usam para enganar as vítimas, e no caso do WhatsApp surge agora um novo esquema que pode enganar até os mais atentos. O esquema começa quando as potenciais vítimas são contactadas por um número desconhecido, que alega ser o filho a mandar a mensagem de um telemóvel de um amigo.
A mensagem começa por dizer que a mensagem foi enviada por o filho ou filha da vítima, na tentativa de que a mesma possua o parentesco para acreditar na mensagem. Se realmente as vítimas acreditarem, o burlão começa a contar a história sobre como terá perdido o telemóvel, e que se encontra a enviar a mensagem de um smartphone de um amigo.
No processo, este pede para que seja feita uma transferência via MBWay para ajudar a pagar algo que o mesmo necessita para voltar a casa. Se as vítimas realmente realizarem a transferência, estão diretamente a enviar o dinheiro para os burlões.
A história sobre o motivo para o qual se encontra a ser enviada a mensagem pode variar. De acordo com os relatos de alguns utilizadores nas redes sociais, a mensagem pode indicar ser porque o telemóvel se perdeu ou simplesmente porque o suposto “filho” se encontra com um cartão novo.
Em algumas situações, os pagamentos que são pedidos por transferência via MBWay são consideravelmente avultados, o que pode levantar suspeitas. Uma das vítimas afirma ter sido questionada para pagar cerca de 450 euros via MBWay para ajudar o filho a comprar um novo telemóvel.
Apesar de este esquema estar a tornar-se cada vez mais popular em Portugal, o mesmo era já algo regular em outros países, como é o caso do Reino Unido, onde o mesmo até possui o nome de “Hello mum” ou “Hello dad”.