Natal e Ano Novo são os períodos mais atrativos para criadores de conteúdos
Se faz da Internet o seu trabalho, como influencer, possivelmente a época do Natal costuma ser uma das mais atribuladas. É por esta altura que a grande maioria dos utilizadores tende a ter mais uso das plataformas sociais, o que abre as portas para que os criadores de conteúdos tenham – do seu lado – mais possibilidades de criar novidades para o seu público.
De acordo com um estudo da Adobe, este ano os criadores de conteúdos olham para a época de festas de final de ano como uma das mais produtivas e rentáveis de todo o 2022.
O estudo teve como base o questionário a 1000 criadores de conteúdos online, sendo que 73% responderam que é durante este período do ano que possuem mais interação nos seus conteúdos. Ao mesmo tempo, é também nesta altura que existe um maior foco na criação de novos conteúdos, exatamente para aproveitar a tendência dos utilizadores em geral passarem mais tempo nas plataformas online.
Ao mesmo tempo, é também nesta altura que os criadores de conteúdos tendem a receber mais das suas criações. O estudo aponta que uma grande parte dos maiores influencers recebem um terço das receitas anuais durante este período.
O estudo aponta ainda que, para este ano, 51% dos criadores apontam que os seus conteúdos possuem mais interação do que em anos anteriores, juntamente com 80% a indicarem que recebem um valor mais elevado de ganhos diretamente das suas audiências, e 63% a indicarem que recebem a partir de parceiros e outras fontes.
É ainda indicado que uma grande parte dos criadores de conteúdos tendem a optar por marcas e o seu valor para o mercado, e não propriamente de se tratar de marcas grandes ou pequenas em nível de utilizadores finais. Ao mesmo tempo, os criadores parecem também mais abertos a participarem em projetos conjuntos com outros criadores – sobretudo em conteúdos como vídeos, podcasts e similares.
Por fim, em nível de conteúdos publicados, 70% dos criadores afirmam que colocam mais conteúdos de fotos, 61% colocam mais vídeos e 31% colocam memes e conteúdos focados em tornarem-se virais.
Portanto, se é criador de conteúdos, talvez a época do Natal e Fim de Ano sejam algumas das melhores para apostar na criação de novas ideias.