Investigadores criam “robos-formiga” capazes de comunicarem entre si

tribots

A Inteligência artificial tem vindo a receber várias melhorias ao longo dos anos, e isto faz com que cada vez mais produtos e serviços utilizem a mesma para melhorar os resultados finais. Foi exatamente isso que o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL) decidiu fazer com o projeto dos Tribots.

Os Tribots são um conjunto de pequenos robots, baseados em algumas espécies de formigas, que permitem realizar várias atividades do dia a dia para os utilizadores – mais o mais importante será que estes pequenos “bichinhos” utilizam IA para realizarem as atividades e comunicarem entre si, partilhando vária informação útil para os mesmos e para o trabalho em equipa.

Apesar de estarem a ser desenvolvidos para trabalhar em grupo, os Tribots também se adaptam a funcionarem sozinhos. Quando encontram outros Tribots a informação de uma determinada tarefa é partilhada para realizar atividades mais exigentes – como levantar objetos mais pesados ou criar pequenas estruturas de suporte, tal como acontece com as formigas no mundo real.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YGpBieCrKKQ]

Cada um dos Tribots pode assumir diferentes papeis dentro do grupo, de forma a realizar diferentes atividades.  Além disso, como comunicam entre si, os Tribots não necessitam de nenhum sistema de localização ou GPS para verificarem onde se encontram num espaço físico – ou para descobrir onde outro Tribots do grupo se encontra – já que essa informação é partilhada entre todos. Além disso, cada um dos Tribots adapta-se ao ambiente onde se encontra, e são bastante versáteis nesta tarefa – novamente, tal como as formigas no mundo real.

Os investigadores acreditam que os Tribots podem vir a ser uma ferramenta útil para vários fins, sobretudo na área das missões de busca e salvamento.