Chamadas de valor acrescentado em linhas de suporte podem terminar

chamadas de valor acrescentado

Atualmente muitas empresas fornecem linhas telefónicas de suporte com números de valor acrescentado, que podem acabar por ter custos bastante elevados para os utilizadores finais. No entanto, isso pode vir a mudar em 2021 caso uma nova proposta do PAN venha a ser aceite.

De acordo com o jornal ECO, o PAN propôs que sejam criadas alternativas para os clientes de empresas que forneçam apoio por telefone onde não se incluam números de valor acrescentado – os conhecidos números começados por 707 ou 808.

O objetivo passa por reduzir a obrigatoriedade dos consumidores terem de contactar o suporte das empresas através destes números, sem que as mesmas forneçam números alternativos com o prefixo “2” – e que são considerados números fixos, muitas vezes englobados na oferta de minutos dos pacotes das operadoras.

A proposta indica que, para as empresas que forneçam estes números de valor acrescentado, devem também existir alternativas de números fixos que os consumidores podem contactar como alternativa direta. Algumas entidades já fazem este procedimento, mas ainda existem muitas que fornecem apenas o número de valor acrescentado.

De notar que o Orçamento do Estado para 2020 já tinha previsto a eliminação de números de valor acrescentado no mesmo formato, mas seria apenas aplicado a empresas publicas e que fornecem serviços públicos essenciais, não dentro do setor privado.

Esta medida sem dúvida que trará benefícios para os consumidores caso venha a ser aprovada, e poderá ajudar a reduzir os custos inerentes do suporte para os clientes, ou surpresas no valor das faturas no final.